top of page
  • Foto do escritorStefani Cecon

Como aprovar seu projeto na prefeitura

Atualizado: 25 de abr. de 2020

Se você está pensando em construir, com certeza já se deparou com a dúvida de como conseguir a aprovação do seu projeto na prefeitura da sua cidade.


Estamos aqui pra te colocar no caminho certo!


Primeiramente, você deve saber que as regras para aprovação de projetos variam de cidade para cidade. Você pode solicitar esse documento na sua prefeitura, portando seu CPF, escritura do terreno e contrato de compra e venda.


É indispensável que você faça seu projeto com um profissional técnico qualificado, ou seja, um arquiteto ou engenheiro, pois os documentos contém informações técnicas que você poderá não entender.


Você deve estar se perguntando quais os projetos necessários para aprovar na prefeitura. Bom, os tipos de projetos exigidos também varia de cidade para cidade. Dentro da engenharia, temos quatro projetos que são necessários para iniciar a sua obra. São eles, projeto Arquitetônico (Não sabe o que é? Clique aqui), projeto Hidrossanitário (Não sabe o que é? Clique aqui), projeto Elétrico (Não sabe o que é? Clique aqui) e o projeto Estrutural (Não sabe o que é? Clique aqui).


Na maioria das cidades, o projeto que é exigido é o projeto arquitetônico!


Portanto, para conseguir o tão sonhado alvará da obra, depois que você estiver seu projeto em mãos, você deverá submeter ele a aprovação dos órgãos públicos, caso seja necessária ser realizada alguma correção para a aprovação você será informado. Após seu projeto ser aprovado, você já pode requerer seu alvará da obra, e estará habilitado para dar início a sua construção. A duração da validade do alvará também varia de cidade para cidade, então você deverá se informar na prefeitura da sua cidade sobre o tempo disponível que você terá para executar o seu projeto.


Lembrando que é necessário contratar um responsável técnico tanto para realizar o projeto, quanto para executar o mesmo.


Agora que não parece mais tão complicado ter a aprovação do seu projeto, você pode começar a construir seu sonho!


Quer saber mais sobre projetos? Comece clicando aqui e acesse nosso post sobre o que é um projeto arquitetônico.


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page