• Stefani Cecon

7 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE SMART HOME

Atualizado: Ago 8

Você já assistiu aqueles filmes de ficção em que a casa é controlada por voz e os eletrodomésticos parecem ser um robô? E se eu te contar que você pode ter tudo isso na sua casa hoje? Sim, pode acreditar em mim, eu vou te apresentar a smart home!


Se você está pensando que isso ainda está muito distante da sua realidade, eu vou te apresentar nesse artigo curiosidades e ainda te darei um bônus ao final com alguns valores (isso mesmo, os valores!) pra você ter sua casa inteligente hoje!


Se você já ouviu por aí sobre casa inteligente, smart home ou automatização de casa, saiba que todos esses termos significam a mesma coisa!


Agora sem mais delongas, vamos as 7 coisas que você não sabia sobre casas inteligentes:


1 Te ajuda a economizar

Você não leu errado! Uma smart home irá te ajudar nas contas ao final do mês!


Dito isso, você deve estar se perguntando, como que eu vou ter uma casa muito mais automatizada e ainda economizar ao final do mês?


Calma que eu te explico!


Não posso negar que para você ter uma casa totalmente integrada será necessário um investimento inicial elevado, isso tendo em vista que você pretende construir uma casa assim do zero. No entanto, você também pode ir automatizando sua casa aos poucos.


Por exemplo, você pode adotar interruptores inteligentes e poderá controlar toda a iluminação da sua casa por comando de voz e também por aplicativo.


Então, responde pra mim, você é do tipo de pessoa que sempre quando sai de casa esquece alguma luz acesa? Rsrs. Eu também faço isso!


Com esse sistema isso não será mais um problema ou motivo de discussão entre a família haha, basta desligar aquela lâmpada através do seu celular!


Incrível, não é mesmo?


E ainda fica muito melhor! Lembra daquela vez que você saiu de casa e não tinha certeza se desligou o fogão ou o ferro de passar roupa?


Adivinha só! Sim, também é possível comandar os eletrodomésticos pelo seu celular!


Tudo isso te ajuda a economizar? Com certeza! Mas a lista de benefícios não para por aí, se você pretende adotar a energia solar você pode ver através do seu celular a quantidade de energia que está sendo produzida e escolher onde irá utilizar ela!


Gerando uma economia muito maior!


Se você ainda não está espantado, imagine poder mudar de tonalidade as luzes da sala quando estiver lendo um livro para não deixar sua vista cansada.


Além disso, imagine poder mudar todas as luzes para qualquer cor em qualquer intensidade com um simples toque.


Além de que, você também pode obter luzes que se adequam de acordo com a luz ambiente, ou seja, se estiver um dia com muito sol entrando no cômodo, as luzes automaticamente se ajustam.


Sem contar com os ar condicionados, que uma vez automatizados, irão ajustar a temperatura no decorrer do dia para o seu conforto, sem você precisar fazer nada!


Sendo assim, imagine aquela TV que mesmo quando está desligada fica em stand-by utilizando energia, com sua smart home você também poderá programar suas tomadas para serem desligadas durante um período de tempo que não estiver utilizando.


Agora vem a melhor parte, todos esses itens que mencionamos já estão disponíveis no mercado! Sim, isso mesmo!


Você consegue imaginar a economia que irá ser gerada ao final do mês quando cada parte da sua casa fazer seus ajustes automáticos?


E a boa notícia é que com o passar do tempo esse tipo de tecnologia irá se tornar cada vez mais comum e utilizada o que irá baratear aquele investimento inicial que comentamos no início.


2 Te deixa mais seguro

Você já foi viajar e pediu para um amigo ou vizinho ficar de olho na sua casa? Já teve medo de deixar sua casa muito tempo sem ninguém?


Eu sei exatamente como você se sente!


Mas eu trago a boa notícia, com a nova tecnologia da smart home você não terá mais que se preocupar toda vez que precisar sair de casa.


Se você está achando que isso é impossível, eu vou te explicar como funcionam essas tecnologias.


Primeiramente, você pode instalar quantas câmeras de segurança você quiser e acompanhar elas em tempo real através do seu smartphone, independente de onde você estiver.


Então, se você está fora de casa e bater aquela insegurança pra saber se está tudo bem, é só checar no seu celular.


Ou ainda, se você estiver em casa e ouvir um barulho estranho do lado de fora, você não precisa mais levantar e ir ver se tem alguém lá. É só olhar para o seu celular e você terá a visão externa de toda sua casa.


E também, se quiser checar como está os filhos ou seu pet, você já sabe como fazer, não é mesmo?


Além disso, você também pode instalar fechaduras inteligentes nas portas de entrada. Não sabe o que é isso?


Imagine só chegar em casa e não ter que perder tempo procurando a chave, parece um mundo perfeito, né?


A boa notícia é que você já consegue viver nesse mundo! Com as novas fechaduras, você tem alternativas à chave, como por exemplo, você pode abrir somente através de senha, ou biometria e até reconhecimento facial.


E ainda, você não precisará mais se preocupar se trancou a porta quando saiu de casa. Visto que, as fechaduras podem ser programadas para fecharem automaticamente.


Sabe quando você está tomando banho e chega uma visita inesperada e você tem que sair correndo para abrir a porta? É bem chato, eu sei rsrs.


Então, outra novidade fantástica é que não será mais necessário o uso da campainha, pois já existem câmeras com sensores que te avisam sempre que alguém estiver chegando na sua porta, e o melhor, você poderá abrir a porta de onde você estiver através do seu celular.


Isso tudo já é possível com a automatização da sua casa!


Você também pode instalar sensores em todas as portas e janelas e receber notificações sempre que alguma coisa passar por elas. Além disso, você pode programar para o alarme disparar caso você esteja fora de casa.


3 Te poupa tempo

Acredito que a grande reclamação hoje é devido a falta de tempo, estamos sempre querendo mais tempo livre para aproveitar.


E é pensando exatamente nisso que as tecnologias estão sendo desenvolvidas e não seria diferente nas casas inteligentes.


Imagine só saber todos seus compromissos do dia com um simples comando de voz. Ou ainda, acordar e seu café já estar pronto e quentinho te esperando.


Isso já é possível e acessível hoje! Com os dispositivos que são acionados por comando de voz como a Alexa da linha Echo da Amazon, a Siri do HomePod da Apple, assistente do Google Home ou até os produtos da Xiaomi te permitem controlar sua casa por comando de voz, te poupando muito tempo!


As cafeteiras com tecnologia wireless, permitem serem programadas para começar a fazer seu café em determinado horário, sem precisar você levantar e ligar ela.


Você também pode perguntar qual a previsão do tempo naquele dia sem se preocupar em recorrer ao celular.


Já mencionamos aqui que todos seus eletrodomésticos estarão conectados em uma mesma rede.


Logo, você não precisará mais perder aquele tempo indo desligar o forno, pois ele será desligado automaticamente.


Imagina só, você fez um bolo e ele precisará ir ao forno por 45 minutos. E de repente surge um imprevisto e você precisa sair de casa. Quem nunca esteve nessa situação, né?


O desespero toma conta, você não sabe se terá tempo suficiente para voltar e desligar, e terá que desligar o forno antes de sair para continuar depois, torcendo para que a receita não estrague haha.


Portanto, em uma casa inteligente, você poderá programar o forno para desligar sozinho depois desse período ou até desligar pelo seu celular.


Uma outra tecnologia importantíssima que irá te salvar bastante tempo, é a de limpeza automática da piscina. Quem tem piscina em casa sabe que é necessário um tempo para limpar a sua piscina, né?


Na sua casa inteligente, você não precisará mais se preocupar com isso, é só programar a limpeza e a sua piscina estará pronta para ser utilizada.


O mesmo princípio também é válido para os sistemas de irrigação, que poderão ser feitos de maneira totalmente automatizadas.


Então, perder tempo regando seu jardim ou plantação, nunca mais. Você ainda poderá programar cada irrigação para cada tipo de planta!


4 Torna sua vida muito mais fácil

Acredito que esse seja o principal ponto das casas inteligentes, que é tornar sua vida muito mais fácil e confortável!


E já existem diversas tecnologias que vão te ajudar nesse aspecto!


Por exemplo, imagine que você queira chegar em casa e tomar um banho de piscina, porém, você chega de tardezinha, põem o pé na água e desiste rsrs. A boa notícia é que em uma smart house você poderá controlar a temperatura da água piscina pelo celular, ou seja, você poderá ajustar antes de você chegar em casa.


Outra tecnologia sensacional é o aquecimento do piso. Isso mesmo, o piso poderá ser aquecido na temperatura que você preferir. Já pensou no inverno poder andar descalço pela casa? Incrível, né?


Ainda no mesmo tema de controle de temperatura, também é possível aquecer a tampa da privada. Você não leu errado! Haha.


Sem contar que você poderá regular a temperatura da sua casa antes de você chegar. Para isso, você pode instalar um ar condicionado ou um termostato que tenha wifi.


Além disso, você provavelmente já viu aqueles robôs aspiradores de pó que limpam o chão. Se você ainda não viu, você precisa conhecer!


Imagine chegar do serviço e não precisar varrer o chão da casa, parece um sonho, mas agora é realidade! Você pode programar e controlar esse robô para limpar o chão da sua casa enquanto você está fora.


Outra ferramenta que irá deixar sua vida muito mais cômoda é você poder preparar seu banho de banheira para qualquer horário sem precisar ir ao banheiro, ligar bomba e depois desligar. Só escolher o horário e a banheira estará lá cheia na temperatura ideal te esperando.


Além de que já é possível controlar todos os comandos da sua TV pelo celular, e com os dispositivos de assistência que já mencionamos antes, você pode controlar sua TV por comando de voz.


Não tem mais que se preocupar onde está o controle quando precisa fazer qualquer coisa na TV, como por exemplo, iniciar um filme, aumentar o volume, diminuir o brilho, etc. Só falar para a assistente da sua escolha e ela irá fazer por você.


Também já existem tecnologias em desenvolvimento que permitirão controlar tudo o que tem dentro da sua despensa e geladeira. Assim, você receberá no seu celular uma lista com todos os itens e quantidade já existentes.


Imagine só chegar no mercado e não precisar ficar lembrando o que tem no armário, só abrir o celular que estará lá. A vida seria bem mais fácil, não é?


5 Você irá viver no futuro

Já tenho certeza que depois de tudo o que eu falei nesse artigo, você deve estar imaginando como seria morar em uma smart house.


E eu te garanto que é como viver no futuro!


Pois, sua casa estará toda conectada em uma mesma rede, o que é hoje chamado de internet das coisas. Ou seja, todos seus eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, tomadas e até portas e janelas estarão conectados.


Será como viver em um filme de ficção científica!


Se você ainda acha que isso é muito fora da sua realidade, no final desse artigo iremos disponibilizar os preços de mercado dos principais produtos mencionados.


Vale ressaltar que se você pretende construir, você já pode implementar essas tecnologias na sua nova casa. Agora, se você pretende implementar a maioria delas na sua residência já existente, recomendamos que você contrate um profissional da área elétrica para garantir a segurança dessas instalações.


6 Você terá uma casa mais sustentável

Você consegue imaginar como toda essa tecnologia irá ajudar o meio ambiente? Calma, que eu te explico.


Um dos principais pilares quando você estiver construindo sua casa, tem que ser a sustentabilidade. E ela está muito presente nas novas tecnologias que podem ser implantadas na sua smart house!


Como por exemplo, na questão de eficiência energética, você pode controlar a quantidade de energia produzida pelos meios alternativos, como a solar.


Que por estar utilizando do sol para gerar energia, produz uma energia totalmente limpa e renovável. Se você aplicar só esse item, você já estará ajudando muito o meio ambiente!


Além disso, também já mencionamos no primeiro item diversas formas de economizar energia, e toda vez que economizamos energia ajudamos o meio ambiente.


Também, já existem diversas tecnologias de reutilização da água que você pode utilizar na sua casa inteligente.


Por exemplo, você já pode reutilizar a água da pia na descarga, reutilizar a água da chuva para regar jardins, lavar o chão, etc.


Outra tecnologia que você também pode estar implantando é o telhado verde, uma ótima opção se você quiser deixar sua casa mais sustentável.


Se você aplicar essas tecnologias já disponíveis, sua casa será muito mais sustentável e você estará ajudando na conservação do ambiente.


7 Você terá uma vida mais saudável

Você não leu errado! Se você está se perguntando como o fato de ter uma vida mais cômoda te deixa mais saudável, eu vou te explicar.


Existe uma tendência das tecnologias das smart homes que é voltada aos moradores da casa, ou seja, você estará sendo monitorado.


Calma, ninguém vai estar te observando atrás de um computador rsrs.


Já existem aparelhos como o Apple Watch que monitora o seus batimentos cardíacos e os seus hábitos, como por exemplo, quantos kilometros você está andando diariamente, se está praticando exercícios físicos, qual a qualidade do seu sono e etc.


E há diversos modelos com as mesmas características. Tenho certeza que você já viu algum, seja ele de qual marca for.


Agora, imagine só, esse tipo de aparelho que carrega informações suas conectado na mesma rede qua a sua casa.


Pode parecer meio assustador a princípio, mas, tente olhar para esse cenário com os olhos da sua saúde.


Esse sistema poderá fornecer alertas a respeito da sua alimentação, qualidade de vida e sobre sua saúde.


Da mesma forma, ele poderá previnir doenças e até chamar a emergência caso você esteja passando mal.


Obviamente, esse tipo de tecnologia ainda está em desenvolvimento. No entanto, não tenho dúvidas de que estará disponível para nós dentro de alguns anos.


Se imaginar vivendo em uma casa inteligente pode parecer muito distante, algo que só ocorre nos filmes e séries.


Porém, essa realidade já existe e pensando nisso separamos o próximo tópico para você.


Bônus: Preços dos principais produtos

Você que está pensando que tudo o que falamos até aqui é só para as pessoas que tem muito dinheiro?


Não vou mentir para você, a primeira vez que eu ouvi sobre a smart home também pensei a mesma coisa.


No entanto, eu estava enganada. Então, estarei apresentando nesse tópico o preço de mercado dos principais produtos que citamos no artigo e você verá que são muito mais acessíveis do que você pensou.


Vamos começar pelos dispositivos de auto falantes, conhecidos como Hubs, que funcionam por controle de voz, mencionei três deles, que pertenciam a Amazon, Google e Apple.


Portanto, vamos conhecer um pouco de cada um e o mais importante, quanto custam (utilizamos aqui os valores médios encontrados online).

A linha Echo da Amazon conta com um dispositivo que funciona por controle de voz e sua assistente virtual responde pelo nome Alexa. O modelo mais simples da linha, o Echo Dot, você encontra hoje por R$ 299,00.

Da mesma maneira, o modelo da Google, chamado de Google Home que contém a assistente virtual da Google, sim a mesma assistente que você possui o seu celular android, você encontra por R$ 449,00.

E também, o dispositivo da Apple conhecido como HomePod cuja assistente virtual atende pelo nome Siri, a mesma assistente do iphone. Está disponível hoje pelo valor de R$3.100,00.


Dentre os três mencionados, os que mais possuem dispositivos compatíveis, isto é aparelhos conectáveis são o da Amazon e o da Google.


Já vimos anteriormente que você pode conectar a esses dispositivos lâmpadas, smart TV, fechaduras, sensores, equipamentos de segurança e eletrodomésticos.


Agora, vamos ver o preço de alguns desses dispositivos.

Primeiramente, veremos as lâmpadas. Um modelo que permite mudar de cor e intensidade e com potência de 10W totalmente compatível com os dispositivos da Amazon e da Google e até o controle por aplicativo de celular. Você consegue encontrar por volta de R$69,00 a unidade.


Claro que os preços são variáveis dependendo da sua marca, modelo e potência. Porém, nosso objetivo é apenas exemplificar como essa tecnologia é acessível.


Portanto, com menos de R$500,00 você já consegue deixar sua casa muito mais inteligente e conectada.


Porém, não paramos por aí, outra grande novidade são os adaptadores de tomadas que permitem que você controle quando aquela tomada estará funcionando ou não.

Então, por exemplo, a tomada inteligente da Positivo de 10A, que possui o padrão de pinos brasileiro. É totalmente compatível com os dispositivos da Google, da Alexa e também com aplicativos. Você irá pagar por volta de R$119,00.

Além disso, a Positivo também possui um modelo de câmera de segurança inteligente que se chama smart camera wifi, que filma em Full HD, no escuro, em 360° e custa apenas R$349,00.

Ainda sobre segurança, há um modelo de fechadura da Intelbras que funciona com senha e digital por R$499,00.

Também tem os robôs aspiradores inteligentes controlados por aplicativo ou compatíveis com os dispositivos auto falantes. Você pode encontrar eles a partir de R$1299,00.

Tenho certeza que depois desse artigo você com certeza irá pensar em ter uma smart home!


Se você está pensando em construir lembra de mencionar para o seu engenheiro ou arquiteto, ainda na etapa de projeto arquitetônico que você pretende ter uma casa inteligente. Dessa maneira, seu projeto será planejado com essa finalidade!


Além disso, se você tem algum produto inteligente ou já possui uma casa automatizada deixe nos comentários! Vamos adorar saber mais sobre a sua experiência!


81 visualizações