top of page
  • Foto do escritorStefani Cecon

O que é um projeto Elétrico?


Se você está pensando em construir, já pensou em ter um projeto elétrico? Mas o que é um projeto elétrico? Por que ele é importante? Iremos responder todas essas perguntas, sem enrolação, nesse post!


Primeiramente, o projeto elétrico contém todas as informações necessárias para realizar todas as instalações elétricas da sua construção, seja ela residencial ou industrial.


Ou seja, contém informações de posicionamento de todos elementos que serão utilizados na instalação elétrica. Além disso, tem o correto dimensionamento das instalações dentro das normas de segurança vigentes no país, evitando acidentes na parte elétrica.


Então, ele irá conter informações, como por exemplo, dos pontos de iluminação, localização das tomadas, redes de alimentação, cargas, disjuntores, diagramas, etc. Podendo conter também um projeto de instalações de telecomunicações e instalações especiais (antena TV, CATV, Interfone).


O projeto elétrico também pode ter um memorial descritivo e um quantitativo de materiais, para especificar todos os elementos utilizados. Assim, o projeto elétrico te dará economia na obra e segurança nas instalações.


Dessa maneira, você evitará problemas comuns que ocorrem em algumas residências, como por exemplo, não poder ligar todos os equipamentos da casa senão o disjuntor desarma, derretimento de fios, etc. 


Lembrando que o projeto elétrico deve estar sempre em compatibilidade com os projetos arquitetônico (Não sabe o que é? Clique aqui) e estrutural (Não sabe o que é? Clique aqui)!


O projeto Elétrico ainda não é obrigatório na maioria das prefeituras do Brasil para iniciar sua obra. Mas ele é de extrema importância. Portanto, recomendamos que você faça o projeto elétrico da sua construção com o profissional capacitado tecnicamente!

372 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page