top of page
  • Foto do escritorStefani Cecon

O que é um projeto Hidrossanitário

Atualizado: 12 de jun. de 2020



O projeto hidrossanitário está incluso a posição e o dimensionamento de todos os elementos que são envolvidos na instalação de água fria, quente, pluvial (água da chuva) e esgoto. 


Ele é realizado após os projetos arquitetônico (Não sabe o que é? Clique aqui) e estrutural (Não sabe o que é? Clique aqui) já prontos. Então, identificamos onde será necessário colocar todos os pontos de água, como torneiras, chuveiros, vasos, etc.


Portanto, é realizada toda a distribuição de água e esgoto até que ela chegue no seu destino final, que pode ser a coleta pública ou o tratamento realizado na propriedade. Sendo levado em consideração toda a demanda de água necessária para sua construção. E então, tudo é projetado de maneira que esteja em harmonia com os outros projetos citados anteriormente.


Além de que, o correto dimensionamento das instalações de esgoto impede o retorno do mau cheiro e faz com que os condutores tenham o caimento adequado de acordo com a demanda da construção.


Da mesma maneira, o correto dimensionamento das calhas e condutores verticais são realizados de acordo com o índice de chuva da sua cidade, para que não exista nenhum tipo de subdimensionamento ou superdimensionamento. 


Também é incluso no projeto hidrossanitário o quantitativo de todos os materiais que serão necessários para execução do mesmo, evitando assim, qualquer tipo de desperdício na obra. 


E assim como todos os projetos, o fato de você ter o projeto hidrossanitário, facilita muito caso seja necessário realizar futuras manutenções.


Também existe em paralelo o projeto de gás, que pode ser de gás natural ou glp, confira mais aqui.


Na maioria das prefeituras o projeto Hidrossanitário ainda não é obrigatório para dar início a sua construção, mas só há pontos positivos em adquirir um e nós da Stelz Engenharia recomendamos que você faça o projeto Hidrossanitário da sua obra!



447 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page