top of page
  • Foto do escritorStefani Cecon

O que é um projeto estrutural


O projeto estrutural engloba todo o dimensionamento da estrutura da construção. 

Existem vários tipos de estruturas que podem ser utilizadas, como por exemplo, alvenaria convencional, alvenaria estrutural, steel frame, wood frame, e a lista continua. Os elementos estruturais presentes em todos os sistemas construtivos são os pilares, vigas, lajes e fundações. 


Mas independente de qual sistema construtivo você opte, você precisará de um projeto estrutural para realizar a execução da obra. Pois é necessário o correto dimensionamento dos elementos estruturais que irão sustentar toda a construção, prevenindo assim problemas estruturais futuros. 


Para realizar o projeto estrutural é necessário a contratação de um profissional capacitado, esse será responsável por seguir todas as normas brasileiras que dizem respeito à dimensionamento de estruturas. Dessa maneira, nenhum elemento estrutural será superdimensionado no processo, evitando assim, gastos excessivos na sua obra!


E também, com o seu projeto estrutural em mãos será muito mais fácil realizar qualquer tipo de manutenção futura na construção, pois você terá em mãos as plantas com todos detalhamentos necessários para realizar com certeza a manutenção.


Lembrando que para ser realizado o projeto estrutural é indispensável uma sondagem do terreno, para evitar incertezas no dimensionamento das fundações, visto que, quando a sondagem é ignorada os problemas futuros podem ser desastrosos. 


Esse é o projeto de maior importância dentro da Engenharia, pois lida diretamente com a segurança do edifício. Não podendo em hipótese alguma ser ignorado!


O projeto Estrutural é realizado partindo do projeto arquitetônico (Não sabe o qué? Clique aqui), e é importantíssimo para a realização dos projetos complementares, que são o Hidrossanitário (Não sabe o qué? Clique aqui) e o Elétrico (Não sabe o qué? Clique aqui).


576 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page